Animal de Poder – Porco-Espinho

Na Floresta, o Porco-Espinho é um grande espírito brincalhão que nos ensina a trilhar o milagre da existência com humildade e bom-humor. Ele cultiva o dom de se maravilhar com os mistérios e surpresas da vida terrena, sem jamais perder a leveza e a confiança na dança imprevisível do Universo. Os demais animais observam o Porco-Espinho e admiram como ele encara todos os acontecimentos com serenidade e irreverência.

O Porco-Espinho nos lembra sobre a importância de retornarmos ao estado da inocência, o último estágio da Alquimia. Ele te convida a reavivar as fantasias, as aventuras e pequenas alegrias da sua infância. As crianças preservam uma das principais ferramentas das práticas xamânicas: a imaginação. Elas são capazes de visualizar um mundo repleto de cores e de criar uma realidade alternativa ao caos e ao sofrimento.

Procure colocar a sua criança ferida no colo e ouvir atentamente o que ela tem a dizer. Sinta o retorno da sua pureza, o entusiasmo perante todas as manifestações da vida, o dom de se entregar plenamente ao momento presente sem julgamentos, sem medos, sem preocupações com o futuro. Assim como o Coiote nos ensina a rir dos nossos próprios tropeços, o Porco-Espinho traz de volta a leveza e a alegria genuína para a nossa jornada.

Ao resgatar a inocência, você se libertará dos antigos espinhos que te machucam e te fazem agredir o mundo exterior, pois o seu mundo interior estará em paz. O Porco-Espinho te ajuda a sair da identificação com sentimentos nocivos para adotar a posição do observador: por que estou agindo dessa forma? Que parte de mim está ferida e precisa de cuidados? Quais necessidades não atendidas se escondem atrás dessa atitude?

Atrás de cada espinho que oferecemos ao outro, se esconde um medo ainda não contemplado. Abrace a sua criança e perceba qual cura você precisa acessar e construir para trazer a leveza e a alegria de volta ao seu coração. Não tenha pressa, mas comece com as ferramentas que você já tem em mãos. A cura começa agora.
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.