O Caranguejo surge para te lembrar o valor inestimável da paciência. Ele nos ensina a apenas confiar no fluxo das águas da Vida, quando fluímos serenamente sem lutar contra as inevitáveis mudanças que encontramos em nossa jornada. Eles estão ligados à harmonia do lar, à família e à aceitação de novos caminhos. Além de ser um poderoso símbolo de proteção, o Caranguejo nos conecta com o poder da Lua, trazendo-nos sensibilidade, intuição, cura emocional e a abertura para a transformação.
⠀
Na tradição chinesa, Caranguejos são símbolos de harmonia, fortuna, longevidade e saúde emocional. Os chineses acreditam que o seu movimento peculiar indica a sua perfeita sincronia com o fluxo natural do Universo e com os ciclos da vida. Na mitologia grega, Carcinus era um caranguejo gigante que foi derrotado por Hércules, junto com a Hidra, o Dragão com cabeças de Serpente. Após a sua derrota, a deusa Hera reconheceu sua entrega e o elevou aos Céus, formando assim a constelação de Câncer.
⠀
O Caranguejo nos lembra que às vezes é necessário mudar de direção para alcançarmos os nossos objetivos. Assim como um rio, aprendemos que nem sempre o melhor caminho é o caminho mais curto ou retilíneo. Os rios se permitem desviar a rota e percorrer uma longa distância adicional, antes de desaguar no mesmo oceano, exatamente onde deveriam chegar… Um pequeno passo para o lado, um desvio de percurso, nos permite aprender algo que ainda precisa ser aprendido antes que possamos seguir adiante.
⠀
Os Caranguejos são um dos Totens da Nova Era, pois nos aproximam da vida em comunidade, do crescimento coletivo. Abraçamos uns aos outros e caminhamos lado a lado, respeitando o ritmo, os desafios e as provações reservados a cada um. Acolhemos conscientemente as nossas vulnerabilidades e com isso damos um passo a mais rumo ao encontro das nossas fortalezas. Aprendemos a importância da autopreservação e compreendemos que antes de cuidar do outro, precisamos aprender a cuidar de nós mesmos.
⠀
Que o Caranguejo e o poder da Lua nos permitam minguar, crescer e resplandecer, sempre entregues às imprevisíveis e oportunas mudanças que nos direcionam, serenamente, para o nosso porto de chegada…
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.