O Jacaré se esgueira pelas profundezas das águas da consciência, desvendando todos os seus mistérios e aspectos mais sombrios, para depois caminhar com extrema firmeza pela Terra. Ele digere e assimila tudo o que a vida tem a lhe oferecer, sem exceção. Afinal, todas as circunstâncias da vida terrena são valiosas fontes de aprendizado e de autoaprimoramento. Os infortúnios, as dores, as perdas…
⠀
Esse poderoso Totem Animal traz em si a Criação e a Destruição. Os princípios aparentemente antagônicos que se somam para nos trazer a real compreensão da Totalidade. Para alguns povos nativos, o Jacaré é um Totem que representa as forças criativas do Universo, além da força extrema das energias primordiais da Natureza. Com ele, aprendemos a enxergar o valor de todas as lições que a vida oferece.
⠀
O Jacaré é considerado um protetor ancestral de todo o conhecimento. Pessoas que caminham com esse Totem possuem o ímpeto da busca pelas mais diversas fontes de conhecimento. Esse aspecto, entretanto, revela também a cautela de não se restringir a um determinado sistema de crenças, fechando as portas para a sabedoria do Vazio que não se encontra em livros, cursos ou nas palavras de mestres.
⠀
Esse Animal nos ensina a arte da observação, para criarmos uma base de conhecimentos que deverá ser utilizada na vida cotidiana, na integração prática da teoria. O Jacaré traz a força da regeneração, da purificação dos medos e das dores que deixamos enterrados em nossos abismos internos. Permita que o conhecimento e a sabedoria antigas venham à tona para auxiliar o seu processo de cura.
⠀
O Jacaré te convida a abandonar o véu da dualidade e do julgamento. É possível – e necessário – crescer sobre as nossas feridas. Mergulhar fundo nas águas mais escuras para enfim caminhar com mais firmeza e consciência sobre esta Terra que nos abriga. Lembre-se: as dores são apenas mensageiras. Elas não são a mensagem final.
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.