A Medicina do Javali está ligada ao confronto, mas ao confronto dos nossos medos e limitações auto-impostas. Por essa razão, ele é um Totem auspicioso para se trabalhar no Outono, quando a Mãe Terra nos conduz ao enfrentamento dos nossos medos e das nossas sombras nas profundezas da caverna da Grande Ursa. Ele nos ensina sobre reivindicar a autonomia das nossas jornadas, assumindo a responsabilidade pelos desafios que surgem no caminho como valiosas oportunidades de crescimento.
⠀
Com a energia do Javali, aprendemos a contemplar as nossas vulnerabilidades e a transmutá-las em fortalezas. Em vez de ficar refém das nossas fraquezas, aprendemos a conhecê-las intimamente para descobrir o seu “oposto” complementar; a sua contraparte imediata que nos conduz à integralidade do Ser. Se, no entanto, nos negamos a reconhecer as sombras ou nos sujeitamos passivamente a elas, nada ou ninguém terá o poder de despertar em nós a força e as virtudes que são acessíveis a qualquer um, a qualquer tempo.
⠀
O Javali é o Totem que se revela para despertar em nós a natureza instintiva do guerreiro, que acolhe cada um dos seus medos e junto a eles descobre a sua verdadeira coragem. O guerreiro sabe que, cedo ou tarde, seus medos voltarão para assombrá-lo, e por isso mesmo ele os confronta, pois bem sabe que a procrastinação do enfrentamento apenas dá mais força àquilo que se teme. O Javali te convida a empunhar as suas armas e partir para as suas batalhas hoje, aqui e agora.
⠀
Em diversas culturas nativas, a figura do Javali está ligada à prosperidade e à boa sorte. Sua energia está ligada à força expansiva do Avô Sol, abrindo-nos as portas da abundância e da plenitude espiritual. O Javali nos ensina sobre maturidade e integridade, sobre reconhecer e desenvolver as habilidades necessárias para superar, com as próprias forças, as adversidades que encontrarmos ao longo da vida.
⠀
Todos os medos vêm de dentro, e do mesmo modo a coragem para superá-los. Assuma a maestria do caminho e siga adiante. Com firmeza, convicção e confiança nas suas ferramentas internas. A jornada pode ser árdua, mas cada um deve empreender íntimos esforços para alcançar as suas maiores alturas.
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.