Animal de Poder – Macaco

Movendo-se com grande habilidade, graça e energia, o Macaco descreve uma verdadeira dança na altura das árvores. Seu movimento é fluido, mas extremamente imprevisível. Ele avança com uma confiança singular e usa da sua criatividade para contornar qualquer armadilha que apareça no caminho. Símbolo da inteligência e da maestria mental, o Macaco faz a sua própria sorte e cultiva a sua mente como um terreno fértil para construir novas realidades e alternativas. Para o Macaco, a Vida é uma divertida aventura.

O Macaco é um dos espíritos animais ligados à Sagrada Irreverência. Ele alia a malícia e a agilidade para sair das situações mais embaraçosas. Ele vai rir de si mesmo antes que os outros o façam, evitando qualquer possibilidade de constrangimento. Da mesma forma, o Macaco nos traz a perspicácia para analisar muito bem o cenário e enxergar a verdade por trás das máscaras e das aparências. O Macaco assume oportunamente a figura do trapaceiro para identificar quem está tentando trapacear.

No Hinduísmo, temos a figura mítica de Hanuman, o Deus-Macaco, que seria uma encarnação do próprio Shiva, ligado à devoção ao Divino, ao poder e especialmente à humildade. Hanuman simboliza a nossa mente, que pode permanecer apegada às ilusões da matéria e nos fazer pular de um desejo a outro, ou pode ser o instrumento perfeito para nos levar a realizar feitos gigantescos. O Macaco nos ensina a operar a Alquimia entre uma mente bruta e contraída e uma mente luminosa e expandida.

O Macaco nos ajuda a lembrar como as coisas simples podem ser extremamente divertidas. Ele resgata a magia e a vitalidade da nossa expressão corporal, o nosso movimento, nossa maleabilidade. Voltamos a brincar como crianças e a explorar as tantas possibilidades de diversão que esta experiência terrena nos oferece. Não se leve tão a sério. Ria mais da Vida! O Macaco contorna todas as sinuosidades com graça e leveza, sem jamais perder o bom humor e a confiança nas suas virtudes.

Para se elevar, é preciso estar leve. O Macaco gargalha diante das ardilosas armadilhas do ego e se une aos seus irmãos e irmãs de jornada parar celebrar a magia da existência, honrando os saltos de crescimento que damos após integrarmos as lições dos grandes desafios.
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.