Animal de Poder – Pavão

O Pavão é a pura representação da beleza da Mãe Terra. Ele é o Totem Animal símbolo da graça, do Amor e da pureza. Ligado ao elemento Fogo, o Pavão traz a energia da destruição e da transmutação, e a força para empreender novos caminhos. Ele nos ensina que os desafios da vida podem ser enfrentados com graça e leveza, com total confiança nas nossas virtudes e capacidades. Suas cores nos convidam a enxergar a beleza do Caminho Sagrado, nas suas tonalidades mais vívidas e também nas mais sombrias.

A majestosa beleza do Pavão é um lembrete para contemplarmos as dádivas que a Natureza nos oferece. Em meio à pressa, às preocupações, aos desejos frívolos, qual foi a última vez que você parou e esteve presente para apreciar os milagres que a Mãe Terra nos oferece todos os dias? O suave balançar das folhas na brisa da manhã, o voo dos pequenos pássaros ao entardecer. Quando foi que perdemos essa sensação de maravilhamento diante da beleza curadora da Natureza e suas infinitas cores?

No Hinduísmo, o Pavão (ou Mayura, em sânscrito) é um pássaro sagrado, associado a Lakshmi, a consorte de Vishnu que representa a fortuna e a abundância universal. Os Hindus acreditam que o Pavão nasceu das asas de Garuda, a grande Águia de Fogo. Outras tradições aproximavam a energia do Pavão ao poder da Fênix, o pássaro mitológico que renasce das cinzas. Tal qual a Fênix, o Pavão exala confiança e força para abrir novos caminhos em meio às mortes de cada dia.

Quando ressurgimos das cinzas das nossas mortes e experienciamos o renascimento, é comum flertarmos com o sentimento de fraqueza e esgotamento. É quando o Pavão surge para lembrar que você é agora ainda mais forte do que antes e está preparado para enfrentar as próximas provas que a vida colocará no seu caminho. Elas são valiosas oportunidades para você reafirmar a sua autoconfiança e revelar a sua força. Lembre-se: nós nunca recebemos desafios que não temos capacidade de superar.

No Sol que se deita todas as noites e nas mortes que sucedem todos os dias, compreendemos um pouco mais o sentido da Eternidade. Se há noite, há Luz. Se há morte, há vida. O Pavão enaltece a beleza que permeia tudo que existe. Inclusive as situações e circunstâncias que julgamos indesejáveis.
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.