Em meio aos mistérios da Floresta, a Raposa se desaparece completamente na vegetação. Veloz, perspicaz e astuta, ela revela o dom de se camuflar nos ambientes e, assim, tornar-se imperceptível aos perigos e agressões do mundo externo. Totem Animal da esperteza e da adaptabilidade, ela se desloca com a rapidez do Vento, fluindo assertivamente e destemida por qualquer situação.
⠀
A Raposa é o Espírito Animal ligado à esperteza e à agilidade. Invocamos a Raposa para agir rapidamente diante de situações inesperadas. Enquanto outros Totens estão mais relacionados à serenidade nas ações, a Raposa é o Animal ligado aos momentos que nos exigem uma resposta imediata e objetiva. Dinamismo e destreza são as marcas deixadas em seus passos leves e certeiros.
⠀
Os irmãos nativos norte-americanos, como os Cherokees, Apaches e os Hopi, atribuíram à Raposa o dom de trafegar com naturalidade no mundo dos espíritos, além de enxergá-la como um poderoso Animal de Cura. Para os egípcios, as Raposas traziam as bênçãos dos Deuses aos seres humanos. Em diversas tradições antigas, elas eram associadas à magia e aos mistérios da noite.
⠀
A Raposa está diretamente ligada aos dons da observação, à capacidade de contemplar o Universo e caminhar com desenvoltura e discrição, antecipando-se a qualquer situação desafiadora. Quem caminha com esse Totem Animal recebe o poder da invisibilidade, para observar os acontecimentos com inteligência e flexibilidade antes de empreender o movimento preciso.
⠀
A habilidade singular da Raposa nos ajuda a avançar sobre os terrenos mais inóspitos com grande agilidade e astúcia, sem que jamais percamos a visão ampla, a virtude da observação. A esperteza é o trunfo do sábio que aprende com as armadilhas que o mundo lhe oferece e as transforma em ferramentas.
_
Quer conhecer mais sobre esse e outros temas do Xamanismo? Clique aqui e conheça nossos cursos disponíveis.
Instagram: @xamanismoseteraios.